Painel promovido pelo SESI discute recentes mudanças nas NR-1 e NR-12

Ícone da agência

Publicado em 01/08/2019

Em vigor desde o final de julho deste ano, as novas regras aplicadas à gestão de segurança e saúde no trabalho (SST) foram discutidas nesta segunda-feira, dia 19.08, no painel Agenda Estratégica SESI em SST – Série Entenda as Normas Regulamentadoras: Mudanças na NR-01 e NR-12, realizado no auditório da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB).

Promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI-BA), o evento reuniu especialistas para discutir as mudanças nas Normas Regulamentadoras nº 1 (NR-1) e nº 12 (NR-12), que impactam diretamente as empresas e os trabalhadores “A ideia é acompanhar, junto com vocês empresários, a revisão desses normativos.  Este painel é o primeiro de uma série que vamos realizar sobre as mudanças nas normas regulamentadoras que o governo pretende adotar até o final do ano”, destacou o superintendente do SESI Bahia, Armando Neto, na abertura do encontro.

O debate contou com a participação de representantes da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT/BA). Um deles foi o auditor fiscal Maurício Passos de Melo, que falou sobre as alterações na NR-1. “Como são mudanças muito recentes, não se teve tempo ainda de, na prática, serem aplicadas. Mas, do ponto de vista mais teórico, é importante fazer essa discussão aqui sobre o que pode estar mexendo com a vida das empresas, dos trabalhadores e também na fiscalização”, pontuou Melo, chefe da seção de inspeção do trabalho na Bahia. Já as mudanças na NR-12 foram abordadas pelo auditor fiscal Anastácio Pinto Gonçalves, que coordena a atividade de investigação de acidentes da SRT-BA.

A programação incluiu palestra da gerente de Segurança do Trabalho, Maria Fernanda Torres Lins, que falou sobre a expertise do SESI-BA nesta área. “É papel do SESI-BA trazer informações atualizadas e apoiar as empresas na implantação de Soluções em Saúde e Segurança na Indústria, contribuindo para a redução de riscos legais, custos com saúde, acidentes e afastamentos. A ideia é oferecer soluções técnicas que as empresas podem utilizar para atender a NR-1 e a NR-12”, comenta.

O painel contou, ainda, com um debate mediado pelo gerente de Saúde e Segurança da Indústria do SESI Bahia, Amélio Miranda. Na oportunidade, os especialistas esclareceram dúvidas do público.

Empresários e industriários de empresas de pequeno, médio e grande portes, além de especialistas em segurança e saúde no trabalho participaram do evento. Entre eles estava o presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado da Bahia (Sincar-BA), Julio Farias, que ressaltou a importância da iniciativa. “É muito importante trazer essas informações, para que os empresários possam entender o assunto e se adequar a essas mudanças”, comentou.

Fonte: Portal Sesi

Outras Publicações