Licuri - O coquinho da Bahia que alimenta e cura

Ícone da agência

Publicado em 04/03/2019

licuri (Syagrus coronataé um coquinho pequeno que dá em cachos grandes, numa palmeira alta, abundante no norte de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. É comido cru, quando maduro, torrado, em diversas receitas culinárias e seu óleo tem uso medicinal.

A palmeira do licuri é uma dádiva - tudo se aproveita dela, das folhas ao fruto, que é abundante. “As folhas são utilizadas na fabricação artesanal de sacolas, chapéus, vassouras, espanadores, entre outros. A amêndoa produz um óleo utilizado na culinária, similar ao óleo de coco, sendo também considerado o melhor óleo do país para a fabricação de sabão. A amêndoa é também utilizada na fabricação de doces, como a cocada, de licores e do leite de licuri, especialidade da cozinha baiana. Os resíduos da extração do óleo da amêndoa são empregados na alimentação animal".

Leia aquivariedade de receitas e produtos que se faz, na Bahia, de licuri - cocada, granola, licor, farofa, sorvete, pãozinho. Um alimento típico regional que a população preza por seu valor nutricional e sabor.

Para que serve o óleo de licuri

O óleo de licuri tem uma diversidade de usos interessantes sendo usado como fitoterápico para pele e cabelo.

Para o cabelo, o óleo de licuri pode ser usado, puro ou misturado ao seu condicionador, hidratando, nutrindo, trazendo brilho e maciez aos fios e reduzindo o frizz.

Na pele, o óleo de licuri atua como hidratante, protetor e suavizante, aumentando a elasticidade do tecido cutâneo, reduzindo rugas e marcas de expressão. Este é um óleo com baixo índice de acidez e rico em antioxidantes que age contra os radicais livres evitando o envelhecimento precoce da pele.

Também é usado em massagens, puro ou misturado com outros óleos e essências, pois age relaxando o tecido cutâneo e facilitando a movimentação dos músculos, o desfazer dos nós.

Propriedades e benefícios do licuri

Uma pesquisa do Ministério da Educação concluiu que o licuri é um alimento muito nutritivo, com elevado teor de cobre, ferro, manganês, zinco, cálcio e magnésio. Seu conteúdo nutricional ajuda o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico, previne a osteoporose, fortalece os ossos, previne aterosclerose, problemas cardíacos, artrite reumatóide, infecções, hipoglicemia, inflamações, lúpus e muitas outras doenças.

Sua ação também é positiva no tratamento de diabetes, por conta do seu conteúdo de manganês, que ajuda na liberação da insulina e no metabolismo da glicose.

Segundo o site Plantas que Curam a água do coco verde de licuri é usada, pelas populações locais, como colírio, para todo tipo de afecções dos olhos. Para este uso não há comprovação científica mas seu uso é consagrado empiricamente.

Fonte: greenMe

Outras Publicações